quinta-feira, 5 de junho de 2008

Super perfundo no amanhecer antecipado do seu dia.

O que está escrevendo?Um romance.
Qual é a história?Não há história.
São só...pessoas, gestos, momentos.
Fragmentos de sensações.
Emocões evanescentes.
Em resumo...as maiores histórias já contadas.
Você está na história?
Acho que não.Mas estou meio que lendo-apara depois escrevê-la.

waking life

Falei

Já fui de esconder o que sentia, e sofri com isso. Hoje não escondo nada do que sinto e penso e, às vezes, também sofro com isso, mas ao menos não compactuo mais com um tipo de silêncio nocivo: o silêncio que tortura o outro, que confunde, o silêncio a fim de manter o poder num relacionamento.
Assisti ao filme Mentiras Sinceras com uma pontinha de decepção - os comentários haviam sido ótimos, porém a contenção inglesa do filme me irritou um pouco - mas, nos momentos finais, uma cena aparentemente simples redimiu minha frustração. Embaixo de um guarda-chuva, numa noite fria e molhada, um homem diz para uma mulher o que ela sempre precisou ouvir. E eu pensei: como é fácil libertar alguém de seus fantasmas e, libertando-a, abrir uma possibilidade de tê-la de volta, mais inteira.
Falar o que se sente é considerado uma fraqueza. Ao sermos absolutamente sinceros, a vulnerabilidade se instala. Perde-se o mistério que nos veste tão bem, ficamos nus. E não é este tipo de nudez que nos atrai.
Se a verdade pode parecer perturbadora para quem fala, é extremamente libertadora para quem ouve. É como se uma mão gigantesca varresse num segundo todas as nossas dúvidas. Finalmente, se sabe.
Mas sabe-se o quê? O que todos nós, no fundo, queremos saber: se somos amados.
Tão banal, não?
E no entanto essa banalidade é fomentadora das maiores carências, de traumas que nos aleijam, nos paralisam e nos afastam das pessoas que nos são mais caras. Por que a dificuldade de dizer para alguém o quanto ela é - ou foi - importante? Dizer não como recurso de sedução, mas como um ato de generosidade, dizer sem esperar nada em troca. Dizer, simplesmente.
A maioria das relações - entre amantes, entre pais e filhos, e mesmo entre amigos - ampara-se em mentiras parciais e verdades pela metade. Pode-se passar anos ao lado de alguém falando coisas inteligentíssimas, citando poemas, esbanjando presença de espírito, sem alcançar a delicadeza de uma declaração genuína e libertadora: dar ao outro uma certeza e, com a certeza, a liberdade. Parece que só conseguiremos manter as pessoas ao nosso lado se elas não souberem tudo. Ou, ao menos, se não souberem o essencial. E assim, através da manipulação, a relação passa a ficar doentia, inquieta, frágil. Em vez de uma vida a dois, passa-se a ter uma sobrevida a dois.
Deixar o outro inseguro é uma maneira de prendê-lo a nós - e este "a nós" inspira um providencial duplo sentido. Mesmo que ele tente se libertar, estará amarrado aos pontos de interrogação que colecionou. Somos sádicos e ávaros ao economizar nossos "eu te perdôo", "eu te compreendo", "eu te aceito como és" e o nosso mais profundo "eu te amo" - não o "eu te amo" dito às pressas no final de uma ligação telefônica, por força do hábito, e sim o "eu te amo" que significa: "Seja feliz da maneira que você escolher, meu sentimento permanecerá o mesmo".
Libertar uma pessoa pode levar menos de um minuto. Oprimi-la é trabalho para uma vida. Mais que as mentiras, o silêncio é que é a verdadeira arma letal das relações humanas.

Martha Medeiros.
Hoje acordei com uma vontade de chegar em você com um verso em atitude!
Mas aí lembrei do Macunaíma e disse: Ai que preguiça!

A preguiça hoje é a de falar os "nãos" pra mim mesma, sabendo que na verdade esse seu maldito Não é a sua preguiça de enchergar o que está diante dos seus lindos olhos...

Posso cantar pra você?
Quem sabe sua audição seja mais apurada do que sua visão.

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu tô na lanterna dos afogados, Eu tô te esperando, Vê se não vai demorar...
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mais ainda sei me virar
Eu tô na lanterna dos afogados, Eu tô te esperando, Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
Eu tô na lanterna dos afogados, Eu tô te esperando,Vê se não vai demorar...

Lanterna dos Afogados (composição: Hebert Vianna)

Hedlaine Barros

Mudanças

Bem, ontem recebi a ilustre visita da Day, aquela do post sobre "Ado a-ado".
Conversamos, tomamos tereré e comemos bis branco.






...
Muitos sorrisos!






...
Confissões!






...
Afinidades musicais e espirituais eu diria!









...
Mais sorrisos!





...
assim eu ficaria até amanhecer em julho!

ps. para os curisos:

Amanhecer Em Julho (composição:Ana carolina e Flávio Venturini)

Apaguei a luz do meu quarto
Pra ficar com você dentro de mim
Quando parei de olhar pro céu,
Vi em que estrada te perdi
E apaguei a luz do meu rastro
Pra não saber do caminho onde eu passo
Vivendo de coisas esquecidas e lembradas
Não pude ver meu futuro nos seus olhos escuros
Então fiquei com você pra sempre abraçada
Até acabar a madrugada e amanhecer em julho.
Hedlaine Barros

Ado a-ado!

Post da Day, minha grande amiga e excelente escritora.

Isso porque eu havia prometido que de jeito nenhum meu blog iria seguir os padrões de blogs que a gente encontra mundo afora! Nem em primeira pessoa devia estar escrevendo aqui! Mas como algumas coisas mudam com o tempo, inclusive a nossa opinião sobre o mundo, aqui estou “reativando” o blog, não sei por quanto tempo, (portanto aproveitem o rompante!).Calma, ninguém será obrigado a ler os meus ‘sentimentalismos emos’, já disse que mudei! Continuo sentimental, mas nada melancólica! Melancolia é pros coitadinhos desprovidos de amor próprio! Estou mais para: “... mas trago a minha blusa aberta e uma rosa em botão!”, da música Elevador da Ana Carolina.E por falar em música, quanto lixo anda tocando nas rádios do nosso país, valha-me Deus! Ei! Não, eu não mudei de assunto! Sei bem que estou falando da ‘produtividade cultural’ disposta para quem quiser ouvir! Aí você me diz: “Mas quem disse que quero ouvir? Acontece que meu vizinho não passa um dia sem tocar o CRÉUUU e dançar na velocidade cinco, parecendo uma batedeira enguiçada!” É, eu entendo! Não você, seu vizinho que dança o créu descontroladamente!Ok! Vou explicar porque! Porque o que eu não entendo mesmo é essa história de ressuscitar a CPMF agora com o nome de Contribuição Social da Saúde, a CSS?! Como se não soubéssemos que vai tudo pro mesmo saco, literalmente, ou vocês já esqueceram do caso dos dólares na cueca?!Não entendo o descontrole dos motoristas brasileiros, especificamente os ‘filhinhos de papai’ que, acostumados a não serem contrariados, descarregam sua raiva com uma arma em uma briga de trânsito, como se a vida fosse parte de um filme de ação em que ninguém sai ferido e se saí, qual o problema?! É tudo encenado!Parte de um filme de ação foi a agressão que uma equipe de reportagens do jornal O Dia sofreu em uma favela do Rio, no último dia 14 de maio. Investigações apontam que militares faziam parte da milícia que protagonizou as cenas de violência. O caso é tão absurdo que ao fazer uma pesquisa no Google com os termos: “jornalistas do jornal O Dia são agredidos por milícia”, o site de busca te corrigirá: “Você quis dizer: jornalistas do jornal o dia são abordados por milícia”.É, como disse no inicio do texto, algumas coisas realmente mudam com o tempo, entre elas os valores que, além de mudarem, se perdem entre o imoral, o ilegal, o inaceitável, o inadmissível.Calma, não mudei de assunto não! É que as vezes acho que diante de tantas ‘carcadas’ sociais, políticas e anormais, resta fazer como aquele seu vizinho lá e dançar conforme o CRÉÉUUUUU ou então ‘companheiros e companheiras, como nunca antes na história desse país’, pegue o seu quadrado e quem pisar na linha vai pagar prenda hein!Vamô lá!Cada um no seu quadrado, cada um no seu quadrado! Eu disse: Ado a-ado cada um no seu quadrado! Ado a-ado cada um no seu quadrado... Ado a-ado!!!!!!!!!!!

visitem o blog dela, \o/ http://intensadistracao.blogspot.com/

ps. Adoro tantoo!